14/08/2019

Núcleo de promoção a vida realiza reunião

Ações emergencias e a longo prazo foram as pautas do encontro
Crédito: Henrique Abrahão
Nesta quarta-feira (14/8), o Comitê Municipal de Promoção a Vida, Prevenção, Pósvenção ao Comportamento Suicida e AutoLesivo, se reuniu, com o prefeito de Osório, Eduardo Abrahão, no gabinete da Prefeitura. Criado em maio de 2019, o Comitê propõe a criação de um Plano Municipal Contra o Suicídio.

Em decorrência dos últimos acontecimentos de atentado contra a própria vida, registrados em Osório, o prefeito acentuou a necessidade da criação de ações emergenciais e a longo prazo: "temos que tomar atitudes que vão de encontro à necessidade de diálogo entre professores e alunos. Além disso, deve-se haver a realização de palestras e círculos de conversas com os pais. Tudo isso, com acompanhamento de profissionais da área da Saúde  mental", frisou Abrahão.

No mesmo sentido, o secretário de Saúde, Emerson Magni, destacou a capacitação dos profissionais da área: "possuímos estruturas para atender a população. O que queremos agora é preparar os profissionais para esse novo contexto de atuação", finalizou o secretario, afirmando que serão realizados encontros de capacitação para esses profissionais.

Na quinta-feira (15/8), uma reunião com o núcleo de diretores e orientadores das escolas municipais e estuduais será feito no Espaço Cultural Conceição. Segundo a secretária de Educação, Lourdes Helena, esse é o primeiro passo para a abertura do diálogo com a comunidade osoriense: "logo após esse encontro, marcaremos outro aberto ao público. Estaremos divulgando nas redes", revelou a secretária. Ainda, foi discutida a disseminação do número 188, do Centro de Valorização a Vida, através de flyers  e propaganda digital.

No gabinete, estavam: Cristiane Corrales, promotora regional de Educação; representantes do Comitê de Saúde, Jorge Teixeira e Márcia Ferri; Felipe Garrai, representante do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente; vereador Lucas Azevedo; Rosângela Pereira, coordenadora Adjunta e Pedagógica da 11ª Coordenadoria Regional da Educação; Ana Rotili, assessora Pedagógica da 11ª Coordenadoria Regional da Educação; Denise Amaral, coordenadora do Centro de Assistência Psicossocial Casa Aberta e da Saúde Mental do Município.

Fotos: Gabriel Armanini