Imprimir Fechar
Município de Osório/RS
Notícias
11/10/2018

Secretaria de Educação de Osório participa do FNDE em Ação

Capacitação com duração de dois dias aconteceu na cidade de Novo Hamburgo/RS
Crédito: Eliana C. Izaias Fonte: FNDE
Com o objetivo de qualificar ainda mais as ações da secretaria de Educação no município, a secretária Lourdes Helena Gularte e os técnicos da SME, Nara e Arthur Isoppo participaram nos dias, 9 e 10/10, da edição do FNDE em Ação, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao MEC, realizada em Novo Hamburgo.

Durante o evento foram destaques capacitação sobre prestação de contas, seguida de orientações sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR) e palestras relacionadas ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Novo Mais Educação e monitoramento e execução de obras, capacitação alimentação escolar e os programas de transporte escolar (Pnate e Caminho da Escola).

A secretária Lourdes disse que as informações repassadas ao público durante os dois dias foram de fundamental importância para que os profissionais possam fazer os encaminhamentos necessários em seus municípios. “Com esses subsídios e as estratégias que foram transmitidas, temos condições e amparo para resolver muitas questões necessárias beneficiar a educação em vários aspectos. Voltamos revigorados e entusiasmados com as possibilidades de melhorias”.

No encerramento do evento, o ministro da Educação, Rossieli Soares, falou da importância dos municípios em aproveitar esses programas que fazem os repasses, com a meta de atender as escolas e melhorar os índices do IDEB, bem como, diminuir a evasão. “A educação básica tem que ser sempre uma prioridade e ela acontece, principalmente, nos municípios através das redes de ensino e, lógico, com os estados”, disse Rossieli. “Então, ter a possibilidade de auxiliá-los a organizar os projetos, prestar contas, fazer um planejamento conjunto, com atendimentos individuais sem que os gestores precisem ir a Brasília, junto aos técnicos, é fundamental para que avancemos na educação”, declarou.

FNDE em Ação – Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o FNDE em Ação é uma iniciativa que tem o objetivo de capacitar gestores educacionais em vários municípios brasileiros, através da assistência técnica, e prestar atendimento individualizado para solucionar pendências na execução dos diversos programas educacionais da instituição.

Fonte:FNDE

Fotos: Eliana C. Izaias