Imprimir Fechar
Município de Osório/RS
Notícias
11/07/2018

Vigilância Sanitária alerta os estabelecimentos de saúde

Os munícipes que tenham resíduos em casa, devem entrar em contato com sua unidade de saúde ou com a Farmácia Básica no Posto Central
Crédito: Med. Vet. Anne Marth

A Vigilância Sanitária e Ambiental de Osório, alerta os estabelecimentos de saúde para o gerenciamento de resíduos desses serviços e para as boas práticas no manejo, segregação e destino final de produtos químicos, contaminantes e perfurocortantes.

O manejo dos produtos originados nos estabelecimentos como laboratórios, hospitais, postos de saúde, consultórios médicos, odontológicos ou veterinários, necrotérios, , funerárias, drogarias e farmácias de manipulação, serviços de acupuntura, tatuagem e maquiagem definitiva, barbeiros e cabeleireiros e  cursos técnicos em saúde, deve seguir a legislação vigente (RDC ANVISA nº 306/2004 e Res. CONAMA nº 358/2005) com objetivo de proteger os trabalhadores, a saúde coletiva e o meio ambiente.

Assim, produtos contaminados com agentes patogênicos, produtos químicos e materiais perfurocortantes devem ser acondicionados em embalagens próprias, identificados e recolhidos por empresas especializadas, que os levará para incineração ou aterro sanitário autorizado, conforme a natureza de cada resíduo.

A separação desse tipo de material evita acidentes com os lixeiros e os recicladores;  o descarte indevido em terrenos baldios, o contato pelas crianças e animais e impede a contaminação do solo e da água.

Os responsáveis técnicos das empresas podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária para orientações na elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

Os munícipes que tenham resíduos em casa, devem entrar em contato com sua unidade de saúde ou com a Farmácia Básica no Posto Central.

Fotos: Divulgação