Imprimir Fechar
Município de Osório/RS
Notícias
16/07/2017

Praça da Vila Petrobras recebe denominação de "Orlando Viegas de Freitas”

Ato neste domingo oficializou a denominação
Crédito: Eliana C. Izaias/PMO

O Poder Público Municipal de Osório/Jogue Limpo, realizou na tarde de domingo (16/7), o ato de homenagem póstuma a Orlando Viegas de Freitas, com base na Lei Municipal de nº 5.865 20 de dezembro de 2016, de autoria do vereador Valério dos Anjos, que denominou o nome da Praça no Bairro Vila Petrobras.

O prefeito Eduardo Abrahão agradeceu a presença do público e destacou que, felizes são as famílias que têm entre os seus, nomes, que se destacam por aquilo que fizeram e pela postura em comunidade. “Parabenizo a Jandira, filha de Orlando e assim me reporto à família toda. O nome do seu pai entra para a história de Osório graças aos seus feitos em vida. Uma praça tem grande representatividade na vida das pessoas e esse espaço passa a ter um nome e certamente irá sem conservada com carinho por todos os moradores dessa localidade”.

A família de Orlando foi representada pela filha Jandira Braz Freitas, que demonstrou sua alegria em participar da homenagem e ver o reconhecimento ao seu pai, que se empenhava e ajudava quem escolheu a Vila para viver.

Além do prefeito Eduardo Abrahão prestigiaram o ato de descerramento da placa de denominação da Praça, o presidente da Câmara de Vereadores, Martim Tressoldi; secretário de Obras, Saneamento e Trânsito, Gilberto Matos; vereadores Valério dos Anjos e Gilberto Santos Souza; subprefeitos de Santa Luzia, Joanito Borges, de Aguapés, Luiz Carlos Aliardi e da Borússia, Davenir Firme de Oliveira; representando o Gerente da Transpetro Gercino de Souza, o assessor de comunicação, Romeu Alves, familiares do homenageado Orlando, moradores e demais convidados.

Biografia de Orlando Viegas de Freitas

Orlando Viegas de Freitas, nasceu em Osório em 11 de agosto de 1926, cidade onde  sempre morou. Antigo proprietário das terras onde está instalada a Petrobras, Orlando é filho de Pedro José de Freitas e Teodora Viegas de Freitas, já falecidos.

Orlando era pescador e ajudou a muitas famílias que vieram morar no bairro sem ter absolutamente nada.

Teve grande influência na vida dos moradores deste bairro, que chegavam aqui com seus filhos e sem nada para começar uma nova fase de suas vidas. Ajudava à todos, sem distinção e sem olhar aquém. Colocar seu nome na única Praça do bairro é um exemplo de gratidão a quem muito fez em prol do desenvolvimento desta comunidade.

Orlando Viegas de Freitas, faleceu aos 63 anos de idade, no hospital São Vicente de Paulo desta cidade, devido a uma infecção respiratória aguda, no dia 14 de março de 1989. Casado com Anita Braz de Freitas, com quem teve seis filhos: Nair, Nadir, Janir, Jandira, Gilmar e Lucimar.

Fotos: Eliana C. Izaias/PMO