Exibição de Notícia Exibe a versão de impressão da página Retorna para a página anterior

Escola Técnica de Polícia Militar de Osório forma a sua 1ª turma
(20/04/2010 - 10:51)

Com um grande público presente no campo de treinamento do 8º Batalhão de Polícia Militar em Osório, foi realizada na manhã de sábado, dia 17, a formatura da 1ª turma de soldados da Escola Técnica de Polícia Militar de Osório. São 185 novos soldados que contribuirão para a segurança pública no Estado, destes, 39 ficarão no Litoral Norte e o restante atuará em Porto Alegre.

A escola que recebeu um investimento de 300 mil reais do município de Osório para a sua implantação, até a abertura de novas turmas para o curso básico de formação de policial militar, irá ceder a sua estrutura para a realização de cursos como os de agentes penitenciários que atuarão na Penitenciária Modulada de Osório que ocorre nesta semana e no próximo dia 26, o curso de inteligência para oficiais e praças da Brigada Militar. Ainda será definida a data para a realização dos cursos para a formação de novos soldados e sargentos.

Na solenidade com a presença de vários prefeitos e representantes municipais do legislativo, judiciário e executivo como o vice-prefeito de Osório, Luiz Gomes Anflor, a primeira dama do município, Vera Bolzan, recebeu a homenagem ao Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, que não pôde estar presente.

A cerimônia contou com um grande número de familiares, após as homenagens a pessoas do município, ocorreu a apresentação dos formandos e os alunos soldados com melhor desempenho foram destacados. O melhor aluno, com nota 9,3, ficou com Júlio César Soares, que ainda recebeu do Coronel da reserva, Fenelon Marimon da Cunha, um revólver Taurus, calibre 38. O 2º e 3º lugares ficaram com Sílvia Costa Fernandes, nota 9,2 e Arlan Guedes dos Anjos, respectivamente.

Na formatura ainda ocorreu a colocação das insígnias nos formandos pelos seus padrinhos e o último ato oficial do Coronel Péricles Brasil Álvares, Comandante Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral que vai para a reserva da Brigada Militar. Em seu lugar, assume o Coronel Altemir Folgiarini Ferreira.

O decreto que oficializou a criação da Escola Técnica de Polícia Militar em Osório foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 1º de julho de 2009. A escola de ensino médio forma soldados, sargentos e tenentes e vai funciona junto ao 8º Batalhão da Polícia Militar, localizado na BR 101, em Osório.

Além de Porto Alegre, existem apenas três escolas técnicas de polícia militar em todo o Estado, uma em Montenegro, outra em Santa Maria e o município de Osório. Até o dia 24 de abril, o Estado deverá incrementar o efetivo da Brigada Militar com um total 3.650 policiais militares.